esporte sem contato

Professora de educação física lança o handebol de botão

18.388

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Arquivo pessoal
Luma Aires, à direita, e Mariana Saccol, à esquerda, em partida amistosa da nova modalidade

A professora de educação física Luma Aires lançou uma modalidade que pode se tornar prática nas escolas, ainda mais em meio à pandemia. A ideia surgiu em 2019, mas ganhou força no último ano devido ao problema que estamos passando. É o handebol de botão.

A modalidade foi espelhada no futebol de botão, mas há diferenças importantes: são seis botões mais o goleiro por time, não vale gol dentro da área (igual ao handebol convencional), a postura defensiva de quem está sem a bola copia ao handebol real, e as demarcações e o piso da quadra são diferentes. As regras básicas do esportes estão especificadas acima, no quadro abaixo da reportagem.

- A ideia surgiu para ensinar o esporte em sua totalidade, não só na prática. Fui atrás das regras do futebol de botão e comecei a aplicar algumas adaptações. Comprei um jogo de botão, tinha uma lona em casa, e eu mesmo fui confeccionando os acessórios que fazem parte da modalidade. Está sendo uma ótima alternativa em meio à pandemia e a ideia é poder divulgar bastante para que as pessoas disseminem essa prática - explica Luma.

Atleta do Avenida Tênis Clube assume a primeira posição em ranking nacional

Workshop

As primeiras aplicações do esporte foram nas aulas dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental do Colégio Fátima. No entanto, Luma pretende cada vez mais tornar a modalidade conhecida e, para isso, está organizando um workshop para ampliar a área de abrangência e aceitação.

- Eu pretendo desenvolver o handebol de botão no mundo todo, começando pelo Brasil. Acredito que por meio do handebol de botão podemos aumentar o número de apaixonados pelo esporte handebol desde a escola, onde tudo começa. O workshop servirá para professores, acadêmicos e para quem tem o interesse de levar uma modalidade diferente para as escolas. Nele, vou tratar de contar a história, as regras uma a uma e toda a jogabilidade - afirma a professora.

Interessados no workshop ou na prática do handebol de botão podem fazer contato pelo (55) 99952-2384, email lumalemosedfisica@gmail.com ou no Instagram @lumaaires.

Leia mais sobre Esportes

Regras básicas do handebol de botão

- Cada ação defensiva deve respeitar, primeiramente, um dos sistemas táticos 6x0; 5x1; 4x2; 3x3. Enquanto o adversário faz seus lances, você tem até três oportunidades para trocar seu sistema, de acordo com a melhor estratégia

- Nas ações ofensivas, você jogará, duas vezes, dois dados de seis lados, sendo a soma deles o número de lances que terá direito. Ou uma vez um dado de 20 lados, sendo este seu número de lances na sua vez de jogar

- O jogo de handebol de botão dura o período de 30 minutos, sendo dois tempos de 15 minutos em jogos oficiais. Em partidas amistosas, a duração fica a critério dos praticantes do handebol de botão

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Bayern e Tigres decidem Mundial de Clubes nesta quinta-feira

Próximo

Inter pode encaminhar o título se vencer o Sport nesta quarta-feira

Esportes