data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Arquivo pessoal
Luma Aires, à direita, e Mariana Saccol, à esquerda, em partida amistosa da nova modalidade
A professora de educação física Luma Aires lançou uma modalidade que pode se tornar prática nas escolas, ainda mais em meio à pandemia. A ideia surgiu em 2019, mas ganhou força no último ano devido ao problema que estamos passando. É o handebol de botão.
A modalidade foi espelhada no futebol de botão, mas há diferenças importantes: são seis botões mais o goleiro por time, não vale gol dentro da área (igual ao handebol convencional), a postura defensiva de quem está sem a bola copia ao handebol real, e as demarcações e o piso da quadra são diferentes. As regras básicas do esportes estão especificadas acima, no quadro abaixo da reportagem.
- A ideia surgiu para ensinar o esporte em sua totalidade, não só na prática. Fui atrás das regras do futebol de botão e comecei a aplicar algumas adaptações. Comprei um jogo de botão, tinha uma lona em casa, e eu mesmo fui confeccionando os acessórios que fazem parte da modalidade. Está sendo uma ótima alternativa em meio à pandemia e a ideia é poder divulgar bastante para que as pessoas disseminem essa prática - explica Luma.
Atleta do Avenida Tênis Clube assume a primeira posição em ranking nacional
Workshop
As primeiras aplicações do esporte foram nas aulas dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental do Colégio Fátima. No entanto, Luma pretende cada vez mais tornar a modalidade conhecida e, para isso, está organizando um workshop para ampliar a área de abrangência e aceitação.
- Eu pretendo desenvolver o handebol de botão no mundo todo, começando pelo Brasil. Acredito que por meio do handebol de botão podemos aumentar o número de apaixonados pelo esporte handebol desde a escola, onde tudo começa. O workshop servirá para professores, acadêmicos e para quem tem o interesse de levar uma modalidade diferente para as escolas. Nele, vou tratar de contar a história, as regras uma a uma e toda a jogabilidade - afirma a professora.
Interessados no workshop ou na prática do handebol de botão podem fazer contato pelo (55) 99952-2384, email lumalemosedfisica@gmail.com ou no Instagram @lumaaires.
Regras básicas do handebol de botão
- Cada ação defensiva deve respeitar, primeiramente, um dos sistemas táticos 6x0; 5x1; 4x2; 3x3. Enquanto o adversário faz seus lances, você tem até três oportunidades para trocar seu sistema, de acordo com a melhor estratégia
- Nas ações ofensivas, você jogará, duas vezes, dois dados de seis lados, sendo a soma deles o número de lances que terá direito. Ou uma vez um dado de 20 lados, sendo este seu número de lances na sua vez de jogar
- O jogo de handebol de botão dura o período de 30 minutos, sendo dois tempos de 15 minutos em jogos oficiais. Em partidas amistosas, a duração fica a critério dos praticantes do handebol de botão